A aprendizagem pode ser explicada sob várias ênfases teóricas, entre elas, o Behaviorismo. Ela é abordada sob várias perspectivas. Dentre as principais, encontramse as abordagens cognitivista, biológica e comportamental.
- Cognitiva: destaca a importância dos processos mentais na compreensão do comportamento.
- Biológica: ressalta a atividade neurofisiológica subjacente aos eventos psicológicos.
- Comportamental (ou behaviorista) se detém em estudar as atividades de um organismo que podem ser claramente observadas e descritas, enfatizando a influência de variáveis ambientais.
1. Reflexo Inato
· Estímulo (S) É programa de afiliados uma parte ou mudança em uma parte do ambiente.
· Resposta (R) Mudança no organismo.
1.1 Intensidade do estímulo e Magnitude da resposta
Intensidade do estímulo – Força ou quantidade de um determinado estímulo. Ex: força que a martelada do médico é dada no joelho.
Magnitude da resposta – Força de uma determinada resposta. Ex: distinção da perna ao receber a martelada no joelho.
1.2 Lei do Limiar e Lei da Latência
Lei do Limiar – para todo reflexo existe uma intensidade mínima necessária para que a respostas aconteça. Valores abaixo do limiar não eliciam respostas, enquanto valores acima do limiar eliciam respostas.
Lei da Latência – quanto maior a intensidade do estímulo (S), menor a latência entre a apresentação desse estímulo e a ocorrência da resposta. Quanto mais alto for o barulho, mais rapidamente haverá contrações musculares que caracterizam o susto.
1.3 Habituação do reflexo
Habituação do reflexo – Quando somos expostos a um determinado estímulo por um tempo prolongado, a magnitude da resposta tende a diminuir.
Exemplo: cortar muitas cebolas. Depois de um determinado tempo a quantidade de lacrimejação diminuirá.
Manoel (Akatsuki) Fernandes
Manoel (Akatsuki) Fernandes
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