quarta-feira, 26 de março de 2014

Aprendizagem

A aprendizagem pode  ser explicada  sob  várias ênfases teóricas, entre elas, o Behaviorismo. Ela  é  abordada  sob  várias perspectivas. Dentre as principais, encontram­se as abordagens cognitivista, biológica e  comportamental.

  •  Cognitiva: destaca  a  importância  dos  processos  mentais  na  compreensão do comportamento.
  •  Biológica: ressalta a  atividade  neurofisiológica subjacente  aos  eventos  psicológicos.
  •  Comportamental (ou behaviorista) se detém em estudar as atividades de um organismo que podem ser claramente  observadas  e  descritas,  enfatizando  a       influência  de  variáveis  ambientais.


1.    Reflexo Inato

·         Estímulo (S) É programa de afiliados uma parte ou mudança em uma parte do ambiente.
·         Resposta (R) Mudança no organismo.

1.1  Intensidade do estímulo e Magnitude da resposta
Intensidade do estímulo – Força ou quantidade de um determinado estímulo. Ex: força que a martelada do médico é dada no joelho.
Magnitude da resposta – Força de uma determinada resposta. Ex: distinção da perna ao receber a martelada no joelho.

1.2  Lei do Limiar e Lei da Latência
Lei do Limiar – para todo reflexo existe uma intensidade mínima necessária para que a respostas aconteça. Valores abaixo do limiar não eliciam respostas, enquanto valores acima do limiar eliciam respostas.
Lei da Latência – quanto maior a intensidade do estímulo (S), menor a latência entre a apresentação desse estímulo e a ocorrência da resposta. Quanto mais alto for o barulho, mais rapidamente haverá contrações musculares que caracterizam o susto.

1.3  Habituação do reflexo
Habituação do reflexo – Quando somos expostos a um determinado estímulo por um tempo prolongado, a magnitude da resposta tende a diminuir.
Exemplo: cortar muitas cebolas. Depois de um determinado tempo a quantidade de lacrimejação diminuirá.

Manoel (Akatsuki) Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário